Total de visualizações de página

Atividades semanais

Grupo de Oração Gotas de Amor - Todos os Sábados, às 16:30h, na paróquia São Filipe Neri

Terço Mariano e Adoração - Todas as Terças-Feiras, às 20h, na paróquia São Filipe Neri

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que fazer no Carnaval?

Como já deve ser do conhecimento de muitos de nós, os registros mais antigos que se têm de festejos semelhantes ao que poderiamos chamar de carnaval datam do século VI a.C., na Grécia. Partindo dai, existem muitos outros registros de festas pagãs e mitológicas semelhantes a essa, que geralmente celebravam deuses ou elementos civís, como a entrada do ano novo, ou ainda mudanças das estações do ano.
Muitos ainda já devem ter ouvido dizer que o carnaval nasceu na Igreja, como forma de despedir-se da carne e das festas, nas vésperas da quarta-feira de cinzas, que antecede a quaresma, periodo de penitências e jejuns. Porém, assim como a tantas outras datas pagãs, a Igreja adaptou o carnaval a sua realidade, de forma a fazer com que seus fiéis não se perdessem em meio a festejos pagãos, ou que poderiam estar em desacordo a moral cristã. Podemos ver, ainda em nossos tempos, muitas comunidades que promovem carnavais cristãos, para que também os cristãos possam festejar e se alegrar nessa data onde todos estão em festa. Porém, a própria Igreja propõe a muitos de nós nos retirarmos nessa data, em orações e mortificação, estando de fato separados de qualquer comemoração nessas datas.
Diante dessa realidade, surge uma dúvida, que gostaria muito que pudessemos partilhar e discutir um pouco, sem que apenas uma opinião particular fique aqui expressa:
Qual deve ser a nossa postura como cristãos nesses dias em que o mundo inteiro festeja o carnaval: Festejamos de maneira digna e moralmente cristã, mesmo não concordando com a maneira com que o mundo enaltece essa data em específico, ou fazemos retiros espirituais, mesmo sabendo que em seguida passaremos quarenta dias em abstinências e jejuns, orações e penitências?

Um comentário: