Total de visualizações de página

Atividades semanais

Grupo de Oração Gotas de Amor - Todos os Sábados, às 16:30h, na paróquia São Filipe Neri

Terço Mariano e Adoração - Todas as Terças-Feiras, às 20h, na paróquia São Filipe Neri

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Corpus Christi

"Como pode alguém não crer, neste milagre aqui no altar?
Como pode alguém dizer que é simbolismo!
"

Para nós católicos, crer no mistério escondido, no Tudo que se esconde no pequenino fragmento, na pequena parte de um simples pão, não parece algo fora do normal, afinal, experimentamos, em algum momento do nosso processo de conversão, algo íntimo com aquEle que verdadeiramente É este pedacinho de um mistério que nem nós mesmos sabemos explicar! "Eis o mistério da fé!", já nos diz o sacerdote logo após o momento em que se faz verdade essa promessa. Cristo se faz mistério no altar para se unir intimamente a nós, dentro de nossos corações, e ao mesmo tempo unido a todos os que nesse momento comungam do Seu Santo Corpo, e no mundo todo a todos os que celebram seu sacrifício, e ao mesmo tempo tão particularmente a cada um! Um verdadeiro mistério! Mas nem todos pensam ou creem desta maneira.
Muitos são os que nos acusam de sermos "adoradores de pão", por não compreenderem profundamente as palavras do próprio Cristo quando disse aos seus apóstolos: "Isto É o meu corpo!" (mat 26, 26). Muitos creem que a fraçaõ do pão e do vinho seja apenas um simbolismo do sacrifício de Jesus, e não que este, sendo consagrado, torne-se o próprio corpo e sangue de Cristo.
A celebração do Corpus Christi vem justamente de encontro à esta necessidade de nos mostrarmos adoradores do mistério contido nos tabernáculos do mundo inteiro. E foi o próprio Cristo quem revelou essa necessidade, mostrando, em visão, a uma freira chamada Juliana de Cornion, em 1243, em Liège, na Bélgica, o seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV pediu a São Tomás de Aquino que preparasse leituras e textos litúrgicos para a celebração do Corpo de Cristo, que desde então foi se estendendo para todo o mundo!
Celebrar de uma maneira especial o mistério da Santa Eucaristia,
mais do que uma demonstração de amor a Deus e a nossa fé, é uma maneira de mostrar para o mundo que cremos firmemente neste Cristo que verdadeiramente vive e habita neste pequeno pedacinho de pão! Portanto, irmãos, quando estivermos em procissão seguindo o sacerdote que hostenta o pão que é verdadeiro corpo, possamos nos portar de maneira a demostrar o quanto é verdadeira a nossa fé, para que também nossos atos sejam motivo de ânimo e conversão aos que não creem!

Um comentário:

  1. ERIKA AMATE CLARO ( CCCM )3 de junho de 2010 às 08:25

    Oh, Hóstia Santa, estás encerrada,
    para mim, num cálice de ouro,
    cálice, num cálice de ouro.
    Para que em meio ao deserto do exílio
    Eu atravesse pura,
    imaculada, intocada, imaculada, intocada...
    O que realize a força do teu amor.
    Oh, Hóstia Santa, reside em minh'alma
    amor mais puro
    do meu coração, do meu coração...
    E que tua luz dissipe as trevas,
    Não negarás a graça
    ao coração humilde, ao coração humilde...
    Oh, Hóstia Santa, enlevo do céu,
    embora escondas a tua beleza.
    E se apresentes numa
    migalha de pão,
    A fé firme rasga esse véu,
    a fé firme rasga esse véu!
    " irmã Kelly Patricia"

    ResponderExcluir